sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Ira de Deus


Jonas 1

Jonas, filho de Amitai, recebe a incumbência do Senhor de levar uma mensagem de arrependimento à cidade de Nínive, capital da Assíria, país em outros tempos causara muita dor e sofrimento ao povo do agora profeta.
Não era o desejo do coração de Jonas que os ninivitas se convertessem e recebessem misericórdia da parte de Deus, por isso, ele embarca em um navio para Társis, e de lá, embarca para Jope. No meio dessa viagem uma grande tempestade os aflige de modo que todos, menos o profeta que dormia no porão do navio, temiam pelas suas vidas.O mestre da embarcação espanta-se com a sonolência de Jonas e o convoca para invocar o seu Deus, assim como cada tripulante clamava ao seu deus por livramento. Ao lançarem sortes sobre quem teria provocado aquela situação, as sortes caíram sobre Jonas que declara ser hebreu e fugir do seu Deus, o que causa temor a todos.
O profeta havia provocado a Ira do Senhor e por isso toda aquela situação estava acontecendo, observando o texto podemos afirmar que a ira de Deus é...

I - DECORRENTE DO PECADO (3,4)
Muitas vezes recorremos à misericórdia do Senhor e nos esquecemos que todos os seus atributos são iguais. Ele é misericordioso sim, mas jamais pode deixar de ser justo.
O Senhor é tão justo que não pode conviver com o pecado, isso provoca Sua ira e, portanto, toda transgressão, por menor que seja, não merece senão a morte como juízo divino.
Em Colossenses 3.5,6 lemos: "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" e Romanos 1.18 nos diz: "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;"
Desde o Éden a proposta de Deus para o homem é a obediência para desfrutar de todas as Suas bênçãos, mas desde lá a epopéia humana é de desobediencia e, portanto, desfruta de Sua ira. Jonas não passaria por aqueles momentos difíceis se simplesmente obedecesse. Seu orgulho o conduziu à ira do Senhor. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10.31)
Outra lição que aprendemos com a história de Jonas é que a ira de Deus...

II - NÃO É SATISFEITA COM PALIATIVOS (12,13)
O profeta diz aos tripulantes, lancem-me ao mar. Havia apenas e tão somente uma alternativa para eles, mas eles ainda tentam remar até alcançar a terra, o que não adiantou nada. A ira de Deus que estava sobre aquela embarcação só foi aplacada quando eles fizeram a única coisa a ser feita, lançar Jonas ao mar.
Assim como os companheiros de viagem do profeta, as pessoas tentam de tudo para fugir da ira de Deus, menos o que deveriam fazer. Para a humanidade há somente uma maneira de fugir dessa ira, crer em Cristo Jesus como seu único e suficiente salvador.
Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar o homem da consequencia do pecado, por isso Ele recebeu toda a ira e castogo reservado para nós. Em Isaías 53.5 lemos: "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
John Piper em uma de suas mensagens diz que gostaria de mais de um caminho, mais de uma verdade, mais de um salvador, apenas uma possibilidade é injusto, mas ele conclui, é injusto mas é suficiente. Apenas um caminho, apenas um salvador pode não satisfazer nossas espectativas, mas é suficiente para levarnos ao céu.
No capítulo 1 do livro do profeta Jonas observamos ainda que...

III - MESMO NA IRA, DEUS MOSTRA MISERICÓRDIA (17)
Alguns podem olhar para aquele grande peixe e vê-lo como mais uma manifestação da ira, mas eu o vejo como uma manifestação da misericórdia de Deus. Ainda hoje, com toda tecnologia, atravessar o mar a nada precisa de muito aparatos: auxiliares, roupas especiais, um grande preparo físico e emocional...Jonas não tinha nada disso, a morte era certa para o profeta naquelas situações, por isso o Senhor lhe enviou um socorro. Quando Adão pecou recebeu logo a promessa da redenção (Gênesis 3.15, o proto-evangelho, quando Caim matou seu irmão Abel, seu temor era que quem o encontrasse também o matasse, e portanto, o Senhor lhe pôs um sinal para protegê-lo.
Vemos nesses exemplos que o Senhor, mesmo na Sua ira, exerce a misericórdia. Mesmo com nossos pecados recebemos o ar para nossos pulmões, alimento, sol, chuva...e o mais importante, recebemos a Cristo Jesus como propiciação dos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário