quarta-feira, 2 de junho de 2010

CONVERSÃO


2CRÔNICAS 33.1-17

Manassés era um rei perverso, fazia de tudo para provocar o Senhor à ira. Certamente um dos piores líderes da história de Israel, seus erros conduziam o povo a pecar contra o Senhor. Adorou o exército dos céus, consultava necromantes, edificou altares aos ídolos no templo, lugar exclusivo para adoração a Deus. Mesmo advertido não se arrependeu nem desfez suas abominações. Por causa de sua irreverência, o Senhor permitiu que fosse preso, amarrado com ganchos e cadeias e por fim exilado na Babilônia. Lá, no fundo do cárcere, certamente o pior momento de sua vida, ele se lembra do Senhor e lhe faz uma oração e o Senhor lhe torna favorável. Conversão é um rompimento total com o estilo anterior, uma mudança de rumo. Olhando para o exemplo de Manassés podemos afirmar que a conversão...

I - MUDA NOSSO MODO DE PENSAR (12-16)
Manassés era perverso, tinha prazer em provocar a ira do Senhor, chegando ao ponto de queimar seus filhos à abominações, a partir do momento em que busca a Deus sua filosofia de vida muda radicalmente, aquele que outrora contruia altares para ídolos na Casa do Senhor, agora retíra-os, aquele que adorava vários deuses, agora serve apenas ao Senhor.

II - RECONCILIA-NOS COM O DEUS (13)
No momento em que Manassés faz uma oração e se humilha na presença do Senhor, o texto nos diz que Ele se tornou favorável. Aquele que antes era inimigo agora é reconciliado com Deus.
Quando Cristo morreu e ressuscitou, Ele removeu a barreira da inimizade que havia entre nós e Deus. O homem natural (antes da conversão) é inimigo de Deus por suas obras, mas no momento em que nos voltamos para Ele, recebemos mais do que a reconciliação, recebemos a adoção e nos tornamos filhos de Deus.

III - INFLUENCIA POSITIVAMENTE A NOSSA VIDA (13)
Vivendo o pior momento de sua vida, Manassés buscou a Deus e teve sua dignidade restaurada. O prisioneiro recupera a sua dignidade e retorna para Jerusalém. Certa vez uma pessoa perguntou a um evangélico: "você acredita realmente que Jesus transformou água em vinho?" Ele respondeu: "acredito! Lá em casa Ele tem transformado cachaça em móveis." Aquele homem havia sido escravo da bebida e no momento em que se entregou ao Senhor, teve a sua vida influenciada positivamente. Não há que se volte a Ele e continue com o mesmo rítimo de vida.
Entregue-se ao Senhor, Ele tem coisas maravilhosas a realizar na tua vida também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário