quarta-feira, 3 de junho de 2009

UMA REFLEXÃO SOBRE A IGREJA E SEU PAPEL DE INFLUENCIAR A SOCIEDADE.


Como estamos no mês de junho, achei pertinente elaborar um estudo para a igreja onde exerço o ministério que Deus tem colocado em minhas mãos sobre festa junina, sua origem e relação com a fé cristã. Eu gosto muito quando as pessoas participam expondo suas dúvidas e a IPB Filadélfia é muito participativa. Um questionamento em especial me levou a refletir sobre a igreja e sua ação na sociedade onde ela está inserida, não me refiro a uma igreja local, mas sim, na igreja como organismo e organização, mais especificamente a igreja brasileira, onde o protestantismo vem crescendo a contento.
"Se as festas juninas têm origem no paganismo e seu molde atual é idólatra, o que temos para apresentar como alternativa? Criticamos a forma como a sociedade comemora a páscoa, com seus ovos de chocolate e coelhos, o carnaval e outros eventos supostamente folclóricos, mas não apresentamos nada como alternativa cristã saudável."
Essa afirmação é mais profunda do que parece, o cristianismo tem crescido numéricamente, mas não qualitativamente. O cristianismo atual é muito pragmático, infelizmente não dá para resgatar certos costumes que tínhamos a tempos atrás. O surgimento do pentecostalismo e de movimentos pára-eclesiásticos fizeram que, até nós crentes históricos, abandonássemos certas práticas e aderíssemos a outras. Infelizmente aquelas programações e eventos que tanto nos marcaram, simplesmente não são viáveis hoje, está ultrapassado, fadado ao fracasso.
A estrutura eclesiástica brasileita tem gerado o que o Rev. Caio Fábio chama de crentes intoxicados de uma cultura milenar que não sai de nós do dia pra noite, pra piorar as pessoas procuram poder e não conhecimento e a única razão pela qual eu me lembro que o próprio Deus diz que seu povo está sendo destruído, é porque lhe falta conhecimento (Os. 4.6).
Quando não conhecemos as Escrituras, deixamos de influenciar o mundo com a vontade de Deus, e pior, nós é que somos influenciados por ele.

REFERÊNCIAS

FONSECA, Salvador Moisés da. Festas Juninas: série respostas da fé cristã. CEIBEL. Patrocinio/MG.
D'ARAÚJO, Caio Fábio Filho, Espiritualidade Cristã em um Mundo Pagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário