
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão."(1Co. 15.58)
Hiroo Onoda, foi um soldado japonês que serviu seu país na segunda guerra mundial. Durante o treinamento seu superior lhe disse: Nunca abandone seu posto, nunca retire sua própria vida e espere o resgate, ainda que demore 2 ou 3 anos nós iremos lhes resgatar, fiquem na selva, camam côcos, bananas até que cheguemos para o resgate.
Onoda foi designado para defender uma ilha nas Filipinas, que por volta do ano 1945 foi tomada pelas forças aliadas, diante dessa situação ele e mais 3 soldados conseguiram fugir e se refugiar na selva. Um de seus companheiros se entregou, os outros dois morreram em combate contra as forças locais, um em 1954 e outro em 1972. Encontrado por um jovem estudante japonês que lhe declarara a rendição de seu país, se recusa a abandonar seu posto, a menos que receba uma ordem direta de seu superior. Em 1974, 29 anos depois do fim da guerra, o governo Joponês localiza o antigo comandante de Onoda que lhe ordena que deponha suas armas. Detalhe, ele usava seu uniforme e portava sua espada e seu rifle em condições operacionais.
Paulo está aqui, muito provavelmente, combatendo uma doutrina gnóstica, que diz não haver ressurreição do corpo pois criam que o espírito era bom e a carne era má. O apóstolo rebate essa idéia dizendo que se Cristo não ressuscitou vã é a nossa fé. Seu medo aqui é que os coríntios pensassem que como a vida cristã é muito difícil, e no final todos, justos e ímpios, teríam a mesma sorte, todos encerrariam sua existência com a morte, então não valeria a pena ser crente. Calvino comentando esse texto diz: "Em face dos obstáculos que temos de enfrentar constantemente, quem não perderia o alento ou se desviaria do caminho, não fosse o fato de sua constante meditação numa vida superior, mantendo-se no caminho e no temor de Deus". Paulo mosta os dois lados da vida cristã.
I - OS DESAFIOS
Os coríntios são convocados pelo apóstolo a se manterem firmes diante dos desafios. Escrevendo a Timóteo, na segunda epístola, no verso 1 do capítulo 2, Paulo recomenda: "Tú, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus". Calvino comenta: "Com essa expressão, fortifica-te, significa que Timóteo seria reanimado do desânimo e inatividade, pois a carne é tão morosa que mesmo os dotados de excelentes dons às vezes se entorpecem em meio à jornada, se não forem frequentemente despertados."
Servir a Deus é algo muito difícil, enfrentamos a oposição do mundo, do Diabo e até mesmo da nossa própria carne. Ainda falando a timóteo, Paulo utiliza a figura de um soldado. "Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus, nenhum soldado emserviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou" (2Tm. 2.3,4).
Onoda é um grande exemplo, por 29 anos manteve sua posição, e só descansou quando seu oficial superior lhe deu ordem para fazê-lo. Seu comandante disse que ele deveria lutar até que voltasse para resgatá-lo, e foi o que Onoda fez. Ele não esmoreceu diante da demora, jamais pensou em desistir ou se entregar. Quanto a nós, pode parecer que o nosso comandante está demorando, mas Ele está a caminho. Permaneçamos pois, firmes, inabaláveis e sempre abundantes, não diminuamos o nosso vigor, alguns apesar de não desistir diminuem o rítimo, já não servem com a mesma alegria.
II - A RECOMPENSA
No Senhor o nossa trabalho não é vão. Em Apocalipse 22.12 lemos: "Eis que venho sem demora, e comigos está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras."
Alguém disse certa vez, chegará a hora em que trocaremos a espada pela coroa. O próprio Senhor Jesus disse: E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna" (Mt. 19.29). Aquilo que Deus tem reservado pra nós é algo sublime, maravilhoso, coisas que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem ainda penetrou em coração humano (1Co. 2.9). É maior do que qualquer sofrimento que possamos passar: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presentenão podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm. 8.18). O objetivo de Paulo no capítulo 15 da primeira epístola aos coríntios é dizer, vale a pena servir a Deus. Há lutas, mas há também recompensas, e essas compensam todo esforço e sofrimento. Que possamos dizer como o apóstolo: " Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juíz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda (2Tm. 4. 7,8)
REFERÊNICIAS
Wikipédia
CALVINO, João. 1Coríntios. Parakletos. São Bernardo do Campo. 2003.
CALVINO, João. Pastorais. Parakletos. São Paulo. 1998.